Notícias » ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPARAM DE CURSO EM BELO JARDIM-PE

Em 04/12/2017 às 15h03, Fonte:

ABCHAVES / PMS-DRJ / EDUCAÇÃO

ESTUDANTES DA EMEF MANOEL DELMIRO
FERREIRA, EM SOSSEGO, PARTICIPARAM
DO CURSO DE EXTENSÃO SANEANTES NO
CAMPUS DO IFPE EM BELO JARDIM-PE

Estudante de Sossego estiveram no IFPE, em Belo Jardim (PE), participando do curso “Produtos de Fabricação Saneantes” ministrado pelo professor Maike Caldas. Os alunos sosseguenses, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) puderam aprender de forma teórica e prática a fabricação de produtos como detergente, água sanitária, desinfetante, são, amaciante e sabonete líquido. A participação dos estudantes sosseguense no curso Produtos de Fabricação Saneantes teve apoio integral da Prefeitura Municipal de sossego

APRENDIZADO PROFISSIONALIZANTE

A Secretária de Educação de Sossego, Raquel Melo, conheceu o os Projetos de Extensão do IFPE através da internet. Vendo ser oportuno para ajudar a despertar a visão empreendedora dos estudantes sosseguenses, não mediu esforços para organizar uma turma e conhecer a realidade do curso. "Nosso município é pequeno e nossos alunos do EJA não tem muitas oportunidades, um projeto como esse do IFPE é uma chance rara destes estudantes aprenderem uma atividade profissional que possa ajudar a melhorar as suas vidas", disse a Secretária de Educação de Sossego, Raquel Melo.

Aparecida Ramos, 48 anos, que recentemente voltou a estudar após 26 anos longe das salas de aula, definiu a sua participação no curso como a realização de um sonho. "Eu sempre quis aprender a fazer esse tipo de produto para poder economizar em minha casa. Como tenho seis filhos, qualquer economia é importante", disse Aparecida, que também trabalha como merendeira no município de Sossego.

VONTADE DE APRENDER IMPRESSIONOU DIRETORA

Fabiana de Jesus, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Manoel Delmiro Ferreira, da qual pertencem os alunos, ficou impressionada com o engajamento dos estudantes durante o curso. "Apesar do cansaço da viagem, que durou quase seis horas, eles se concentraram durante toda a aula. Essa atenção me impressionou", afirmou Fabiana de Jesus, diretora da EMEF Manoel Delmiro Ferreira..No final, outro projeto de extensão do Campus, o de Arborização e Reflorestamento, presenteou a prefeitura de Sossego com mais de 30 mudas de árvores nativas da Caatinga que serão usadas para embelezar as escolas e praças da cidade paraibana. "Esta visita está sendo inesquecível, esperamos o retorno de vocês de braços abertos", disse Francisco das Chagas, diretor do Campus da IFPE.

(Texto: Adamastor Chaves)
)Foto: Raquel Meira)