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Em 22/08/2017 às 09h58, Fonte:


ABCHAVES /// SOSSEGO: SAÚDE DE QUALIDADE



PRIORIDADES QUE DERAM CERTO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL



Desde a sua implantação como Município, desmembrado de Cuité em 1995, tornando-se independente em 1996, e governado a partir de 1997, o Município de Sossego foi governado três gestores, estando, no momento, com nova administração há, aproximadamente, 8 meses. Joaquim Zone governou de 1997 a 2000. Juraci Pedro Gomes foi gestor municipal de 2001 a 2008, Carlos Antônio Alves da Silva (Carlinhos) comandou a administração pública de Sossego de 2009 a 2016, e atualmente Lusineide Oliveira, eleita em outubro de 2016m é a gestora municipal. 

O destaque na administração municipal só veio acontecer a partir de 2009 quando assumiu o terceiro gestor, o comerciante Carlos Antônio Alves da Silva (Carlinhos). Até 2008 o Município esteve praticamente estagnado administrativamente e sem mostrar avanço para o progresso, fator que obrigou o êxodo de grande parte a população em busca de melhores dias em outros estados brasileiros. Educação, saúde, agricultura, economia, moradia popular, água encanada, estrada pavimentada, nada se estabilizou até 2008, ganhando foça e estrutura a partir de 2009.

SAÚDE, O GRANDE SALTO ADMINISTRATIVO

O prefeito Carlinhos (Carlos Antônio Alves da Silva) assumiu o comando administrativo do Município em 1º de janeiro de 2009 e teve como meta principal priorizar a saúde por ter acompanhado o drama anterior da população em busca de assistência. Investiu em profissionais da medicina (médicos e enfermeiras), medicamentos, postos de atendimento à saúde, veículos especializados e outras atividades voltadas para a saúde. 

Essa especial atenção foi dada pelo prefeito Carlinhos até o ultimo dia do seu mandato, 31 de dezembro de 2016,recebendo da gestora seguinte, Lusineide Oliveira, a partir de 1º de janeiro 2017, a mesma atenção na manutenção de ofertas à população de meios para  a sustentabilidade da condição física, arregimentando, ainda mais, esforços para o aumento de ofertas em todos os setores de assistência a saúde dos munícipes sosseguenses. 

SECRETARIA DE SAÚDE, UM EXEMPLO REGIONAL

Com a mudança de governo municipal em 2009 a senhora Vanuza da Paz Medeiros, por sinal primeira dama do município, foi alçada ao cargo de Secretária Municipal de Saúde. Vendo a necessidade de mudanças, investimentos e soerguimento no atendimento à população, a nova secretária arregaçou as mangas, recebeu total apoio do prefeito, e foi a luta. Participou de palestras afins, cursos práticos de administração à saúde, convênios, estágios e outras referências à saúde municipal. 

Reuniu forças e auxiliares comprometidas coma saúde e partiu. Fez contratações de médicos, enfermeiras profissionais, técnicas em enfermagem. Aumentou o estoque de medicamentos Melhorou o ambiente em salas de consultas e atendimento Adquiriu novas maquinas, aparelhos, bancadas, material de uso imediato e tantas outras coisas que foram suficientes para um bom começo. 

Hoje, bem estruturada dada a razoabilidade financeira do Município, a Secretaria de Saúde tem a sua estrutura funcional estabilizada e atendendo plenamente o cronograma previamente elaborado pela Secretaria visando a continuidade e, se possível, melhoria ainda mais o atendimento aos que procuram assistência médica. A secretaria Municipal de Saúde conta com 17 divisões de atendimentos e 17 subdivisões, todas desenvolvendo o trabalho voltado unicamente para o bem estar físico da população. 

Colhendo dados de investimentos, desde a contratação de médicos, edificações de Centros de Saúde, compra de veículos para transportes de pacientes para ouros centros médicos e concessão de meios para capacitações dos profissionais da saúde, abaixo relacionada a vida ativa da Secretaria de Saúde Municipal de Sossego com número de divisões e subdivisões de atividades, e valores empregados na atual gestão até o mês de julho de 2017. 

Divisões Assistenciais e Subdivisões

A Secretária Municipal de Saúde, Vanuza da Paz Medeiros, mantida no cargo por excelência de trabalho, conta com 17 (dezessete) bem aparelhadas divisões de atendimentos e seus respectivos comandos:01 . Vigilância Sanitária – Rute Queiroz02 . Vigilância Ambiental – Mágno Santos03 . Vigilância Epidemiológica – Rute Queiroz04 . Vigilância a Saúde do Trabalhador – Suzana Braga05 . Central de Regulação e Marcação de Exames – Liliane Reis e Claudiene Melo06 . Unidades Básicas de Saúde:     06.1. Centro Médico Pedro Vieira da Silva (Cidade) – Aldenira Carvalho     06.2. UBS Isaura Florentino (Cidade) – Lusicleide Oliveira     06.3. Unidades Básicas de Saúde – Âncoras             06.3.1. Unidade Básica de Saúde do Assentamento Santo Antonio             06.3.2. Unidade Básica de Saúde do Assentamento São Luiz             06.3.3. Unidade Básica de Saúde do Assentamento Padre Assis, 07 . Farmácia Básica de Medicamentos – Luana Oliveira e Ana Carolina08 . Central Municipal de Medicamentos – Rute Queiroz09 . Academia da saúde – Francisco Ferreira (Didi)10 . NASF/Núcleo Apoio a Saúde da Família – Maria do Socorro de Souto Santos11 . Coordenação de Sistemas da Saúde – Severino Bernardo12 . Conselho Municipal de saúde – Rute Queiroz13 . Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – Ozana Braga14 . Central Municipal de Controle de Doenças (Monitoramento – Severino Bernardo15 . ESF1 Estratégia Saúde da Família (PSF) – Lusicleide Oliveira16 . ESF2 Estratégia Saúde da Família (PSD) – Eliene Azevedo17 . Médica Clínica Geral/PSF – Dra. Marizélia Góes18 . Médica Clinica Geral/PSF – Dra. Yuleydy Ambioage19 . Enfermeira Profissional (Chefe)/PSF Centro de Saúde Pedro Vieira da Silva – Emanuele Meira20 . Enfermeira Profissional (Chefe)/PSF Unidade Básica de Saúde Isaura Florentino21 . Técnicas em Enfermagem – Sherlane Michele, Marilúcia Vieira, Maria Madalena22 . Transpor/Ambulância

Investimentos Diversos

A secretaria Municipal de saúde de Sossego-PB, na amplitude da sua prestação de serviços nas áreas específicas da saúde no Município, apresenta, para conhecimento externo, a despesa com as suas atividades, de 1º de janeiro a 31 de julho de 2017, em todas as suas áreas de atuações, a despesa de R$ 848.924,00, nos 7 meses de prestação de serviços, média mensal de R$ 121.274,85, à saber: 

MÉDICOS – R$ 166.900,00 / média R$ 23.842,00 (incluídos fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista)ENFERMEIRAS PROFISSIONAIS  - R$ 49.000.00 / média R$ 7.000.00FARMÁCIA BÁSICA (Medicamentos) – R$ 85.400,00 / média R$ 12.200,00VEÍCULOS (Combustíveis) – R$ 112.000,00 / média R$ 16.000,00EXAMES DE IMAGEM – R$ 33.004,00 / média R$ 4.720,00EXAMES CLÍNICOS LABORATORIAIS – R$ 49.700,00 / média R$ 7.100,00NASF – PESSOAL E EQUIPAMENTOS – R$ 57.470,00 / média R$ 8.210,00CONSULTAS MÉDICAS - R$ 26.600,00 / média R$ 3.800,00CONSÓRCIO REGIONAL DE SAÚDE – R$ 98.000,00 / média R$ 14.000,00MEDICAMENTOS EXTRAS – R$ 36.400,00 / média 5.200,00MATERIAL DE EXPEDIENTE DA SAÚDE – R$ 24.500,00 / média R$ 3.500,00FOLHA DE PAGAMENTO – R$ 35.000,00 / média R$ 5.000,00NOVOS EQUIPAMENTOS (computadores, compressor odontológico, manutenção de equipamentos, massageador, medicamento odontológico, material para atividade física) – R$ 105.000,00 / média R$ 15.000,00

(Texto & Fotos: Adamastor Chaves)

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