Notícias » REINSERIR DE SOSSEGO FEZ PALESTRA SOBRE DROGAS

SOSSEGUENSE EM EVENTO NA
CÂMARA MUNICIPAL SOBRE O
CONSUMO DE DROGAS

Como previsto no Convite à população sosseguense e autoridades municipais, a Reunião promovida pelo Projeto Reinserir começou exatamente às 09:00hs no Plenário da Câmara Municipal de Sossego. A Assistente Social Nuara Morais fez a abertura do evento agradecendo aos presentes e garantindo que o encontro entre a população e as autoridades constituídas do Município era de fundamental importância para conhecimento público da realidade sobre o consumo de drogas. “Agradeço á todos os presentes e vamos, com ilustrações em vídeos e depoimentos espontâneos, tomar conhecimento do perigo que representa o consumo de drogas, principalmente em nosso Município”, disse.

Vários depoimentos foram mostrados no telão de pessoas que já consumiram drogas variadas e hoje estão reabilitados e inseridos novamente na sociedade local. De vários locais na região foram mostrados exemplos que chegaram a comover os presentes. O senhor Fernando Borges, presidente do Grupo AAA de Cuité, falou da sua experiência como alcóolatra, as dificuldades encontradas enquanto adepto das bebidas afins, fato confirmado pela sua esposa, Jany Borges, Coordenadora do mesmo grupo. Outros exemplos foram expostos no encontro que, certamente, deixaram os participantes da reunião bem esclarecidos sobre consumo de drogas.

Sobre o Município de Sossego os números preocupam porque são abrangentes as zonas urbana e rural alcançando uma média de 14.82% no horizonte da população estimada do Município. Na zona rural, segundo percepção do ACS (Agência Comunitária da Saúde), dentre os 452 usuários de drogas no Município, 149 usuários foram registrados, enquanto que 303 foram catalogados na zona urbana. A reunião transcorreu normal, participativa com distribuição  dos folhetos explicativos e informativos: Tratamento da Dependência Química (Conceitos e Abordagens), Diagnóstico do Município de Sossego (Pesquisa nas Escolas do Município e do Estado) e Boas Práticas Municipais, que é um Projeto Para o Desenvolvimento Social e o Trabalho em Rede.

Além do bom número de pessoas da sociedade local e convidados no Plenário da Câmara Municipal de Sossego, marcaram presenças as autoridades Sociais do Município, da Educação, Saúde e Administração.

(Texto & Fotos: Adamastor Chaves)