Notícias » PROJETO MINHA ESCOLA LÊ NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SOSSEGOGO

Em 04/09/2017 às 17h20, Postado por: Adamastor Chaves / Fonte: ABCHAVES

Aluno da Escola Manoel Delmiro com a Maleta da Leitura

ABCHAVES / DRJ-PMS

COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
MUNICIPAL MANOEL DELMIRO FERREIRA
DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

Procurando sempre dinamizar o ensino público municipal a Secretaria de Educação de Sossego encampou o Projeto Leitura na Escola, da Coordenadora Pedagógica, Valdilene Buriti, para alunos do 1º ao 5º ano a Rede Escolar Municipal beneficiando não só o currículo do aluno e do professor, abrangendo, também, a comunidade. O projeto de Leitura: “Minha Escola Lê” se divide em cinco fases, todas voltadas para o incentivo a Leitura:

“Minha Escola Lê”, que inclui plano de aula para a escola e comunidade, “Biblioteca Itinerante”, cujo objetivo é levar à todos, indistintamente, a leitura; “A Hora do Conto”, momento lúdico envolvendo planejamento coletivo; “Hora de Todos Lendo”, que envolve sistema de som anunciando o início das atividades; “Contação de História”, onde os avós dos alunos participam; “Contação de História nas Turmas”, oportunidade em que os professores contadores contam histórias uns para os outros.

“Biblioteca Itinerante” visa levar o acervo de livros à comunidade incentivando a leitura, isso com o apoio do aluno fazendo com que seus pais, avós, familiares em geral, se incorporem e se projetem na leitura para maiores conhecimentos.

A “Hora do Conto” é um momento de ludicidade envolvendo um planejamento coletivo entre os educadores para que todos os assuntos, que digam respeito ao projeto, sejam devidamente esclarecidos.

A “Hora de Todos Lendo”, que acontece através de sonorização comunicando o início da atividade, indica que uma música será ouvida por docentes, discentes e funcionários convidando-os para a realização da leitura.

“Contação de História” envolve os avós dos alunos devidamente convidados para, em momento oportuno, fazerem relatos de suas experiências com livros e proporcionarem o momento de interação entre as diferentes idades.

A “Contação de História nas Turmas” faz uma referência aos professores contando histórias uns para os outros onde as turmas maiores contam histórias para as turmas menores.

“Maleta da Leitura” facilita ao aluno levar da escola para a sua residência o livro que tenha solicitado junto a biblioteca

A Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Sossego, Valdilene Buriti, que teve apoio integral da Secretária Raquel Meira e sua equipe, e de professores inseridos no Projeto “Minha Escola Lê”, está entusiasmada com a iniciativa voltada para a educação e acredita que será de alta importância para todos, indistintamente.

“Diante de tantas possibilidades, com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, lendo com eles, aflorando e ampliando suas mentes, para o gosto pela leitura e, para isso, é necessário prepararmos o ambiente conquistando esse processo aos poucos, proporcionando espaços de leitura na sala de aula, na escola, na comunidade, permitindo o contato direto com o livro. Quero agradecer a Secretária de Educação, Raquel Meira e sua equipe, aos professores que tiveram fundamental importância na elaboração do projeto e aos funcionários da instituição de ensino que sempre se dispuseram à colaborar”, disse a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Sossego.

A Secretaria de Educação de Sossego, através da Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Manoel Delmiro Ferreira, convida toda comunidade sosseguense para a etapa final do Projeto “Minha Escola Lê” que será a “Feira de Livros” no final do ano letivo escolar de 2017, cuja data e programação será confirmada com antecedência.

(Texto: Adamastor Chaves)(Fotos: Coordenação Pedagógica da EMEF Manoel Delmiro)

Compartilhe:

Vídeos

Prefeitura Municipal de Sossego - PB

Prefeitura Municipal de Sossego - PB

Rua Horácio Ferreira, nº 167, Centro, Sossego / PB

CEP: 58177-000 - Telefone: (83) 3643-1066 / (83) 3643-1067