Notícias » NASF: APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA

Em 09/10/2017 às 07h43, Fonte:

ABCHAVES / DRJ-PMS

NASF: ÓRGÃO IMPORTANTE NA 
ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE NO
MUNICÍPIO DE SOSSEGO-PB

O Município de Sossego integrou ao seu mapa administrativo, na área da saúde, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família com a finalidade de agregar profissionais as equipes da saúde da família, compartilhando e apoiando práticas em defesa do fortalecimento físico. Para tanto adequou à Secretaria de Saúde o NASF incorporando profissionais qualificados nas áreas da Assistência Social, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Introduzido o NASF no quadro de apoio à família, e definidos os profissionais Júnior Balbino (Assistente Social), Rávila Silva (Fisioterapeuta), Delmiro Neto (Nutricionista) e Socorro Souto (Psicóloga) as ações de reabilitações sociais e físicas, o atendimento psiquiátrico, as orientações alimentares, os diagnósticos de grupos operativos e as atuações diretamente nos lares (casa), o objetivo da adequação do NASF à SMS de Sossego ganhou corpo e tem apresentado resultados satisfatórios. 

SERVIÇOS SOCIAIS

O Serviço Social tem atuado garantindo os direitos aos usuários do SUS e suas demandas, trabalhando para que se conheça a realidade social oferecendo benefício de proteção continuada com encaminhamentos para médicos e advogados, setores de tabagismo, psicoterápicos e diabéticos, bem como seus diagnósticos. Júnior Balbino é o Assistente Social do NASF

FISIOTERAPIA

Na prática da fisioterapia o NASF atua com profissional de formação clínica em diversas áreas da saúde, como: saúde do idoso, da criança, da mulher, do trabalhador, da família, com atendimentos individuais e em grupos. Fazendo, também, visitas domiciliares visando a prevenção de doenças, na cura e a reabilitação. A fisioterapeuta Rávila Silva responde pela pasta.

NUTRIÇÃO

O nutricionista é um educador que tem por objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população, usando como arma principal a qualidade alimentar orientando com práticas e estratégias para alcançar o fim. O nutricionista atua diretamente com a população, participa de ações continuadas, articula estratégia de ações sociais em seu território promovendo a segurança alimentar e nutricional. A pasta tem a responsabilidade, junto ao NASF m do Nutricionista Delmiro Neto.

PSICOLOGIA

Desde as primeiras experiências dos NASFs pelo Brasil afora, a presença do psicólogo no apoio a equipe da Saúde da Família cuidando dos portadores de sofrimentos mentais e aos seus familiares, é de importância vital. O papel do psicólogo na saúde tem é fundamental na atenção aos idosos, usuários de drogas, de crianças, adolescentes, mulheres vitimas de violência sexual e ouros grupos. Essa importante missão psicológica junto ao grupo citado, é da responsabilidade da psicóloga, Socorro Souto.

NASF

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. 

Atualmente regulamentados pela Portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde. O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) é parte da Secretaria de Saúde do Município de Sossego e atende em Sala Própria no prédio da Academia da Saúde, localizada na Rua Francisco Eliezer, Centro-Sossego com profissionais diariamente a inteira disposição da família. 

(Texto: Adamastor Chaves, extraído do Folheto NASF)(Foto: Arquivo)COMPARTILHE. 

Compartilhe:

Vídeos

Prefeitura Municipal de Sossego - PB

Prefeitura Municipal de Sossego - PB

Rua Horácio Ferreira, nº 167, Centro, Sossego / PB

CEP: 58177-000 - Telefone: (83) 3643-1066 / (83) 3643-1067