1º FÓRUM CONTRA AS DROGAS EM SOSSEGO

CONSCIENTIZAÇÃO E EXEMPLOS
AGRADARAM PLENAMENTE NO
1º FÓRUM CONTRAS DROGAS

O público sosseguense, compareceu, aplaudiu e se conscientizou do que representa o uso de drogas no seio familiar e na sociedade. O 1º Fórum Contra as Drogas, realizado no Município de Sossego, aconteceu na tarde da última terça-feira, 26, no Plenário da Câmara Municipal de Sossego. Brilhantemente o Fórum foi aberto com uma apresentação única de crianças interpretando, em flauta doce, o Hino Municipal de Sossego sob a batuta do maestro Marconi Art, professor musical dos Programas Sociais de Sossego. O público presente aplaudiu delirantemente a apresentação das crianças.

Na formação da mesa dos trabalhos do Fórum, foram convidados o Prefeito Constitucional de Sossego Carlos Antônio Alves da Silva (Carlinhos), o Deputado Estadual da Paraíba Buba Germano, a Secretária de Saúde Municipal Vanuza da Paz Medeiros, a Secretária de Ação Social Municipal Jubaneide Alves, a Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba Shirlene Queiróz, e a Coordenadora do Projeto Reinserir em Sossego Rosângela Ribeiro. O Fórum, depois de formada a mesa, teve início com a brilhante apresentação dos jovens flautistas sosseguenses.

Palestras, exemplos pessoais e metodologia para aplicação contra as drogas na rede de atendimento aos usuários e famílias foi o tema principal proferido pela palestrante Shirlene Queiróz, Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em seguida brilhantes apresentações do Projeto Reinserir, seus objetivos e atividades, pela Assistente Social Rosângela Ribeiro e pela Psicóloga Poliana Dantas que se referiram as drogas, seus efeitos colaterais, prejuízo morais, físicos, financeiros, familiares, e na sociedade.

DEPOIMENTOS

Dois jovens ex alcoólatras se dispuseram à dar depoimentos sobre os períodos em que viveram nas droga (alcoolismo). Suas falas surpreenderam a todos os presentes pela sinceridade e coragem de relatar fatos ocorridos na “pagina negra” de suas vidas. Vanailson Gomes dos Santos, sosseguense nato, expôs sua vida desde criança, quando optou pela bebida alcoólica, seus efeitos, prejuízos morais, financeiros e familiares, bem como a incompatibilidade junto a sociedade e ambiente de trabalho. Foi aplaudidíssimo quando disse estar reabilitado, ter constituído família e novamente ter o apoio da família e da sociedade.

Em seguida foi a vez de Veronildo, da cidade de Picuí, integrante do AA, que também contou a sua história. Relatou fatos da sua infância e período em que se viu inserido na marginalidade provocada pela bebida alcoólica. Reencontrando o lugar certo na sociedade abandonou o vício, tornou-se um pai de família exemplar, um filho de retorno ao lar paternal, e a prosperidade profissional. Hoje, longe do vício, reintegrado a sociedade, é integrante do AA de Picuí e já ajudou a criação de várias instituições contra o álcool em cidades da região. “Deus me colocou no caminho certo”, finalizou Veronildo.

(Texto: Adamastor Chaves/DRJ-PMD)