4ª CONFERÊNCIA DA SAÚDE EM SOSSEGO

PMS-DRJ /// CONFERÊNCIA DA SAÚDE EM SOSSEGO

4ª CONFERÊNCIA FOI REALIZADA COM
SUCESSOS NA ACADEMIA DA SAÚDE

Denttro do horário previsto, obedecendo rigorosamente o cronograma previamente elaborado, a 4ª Conferência da Saúde em Sossego teve evolução plenamente satisfatória ao corresponder a expectativa das metas exigidas voltadas para a saúde pública municipal. O trabalho de credenciamento começou cedo e atendeu em tempo hábil à todos os presentes.

ABERTURA

Precisamente às 09h00 o locutor mestre de cerimônia, Didi Francisco, fez o convite as autoridades para a formação da mesa, que ficou assim delineada: Lusineide Oliveira (Prefeita de Sossego), Vanusa da Paz Medeiros (Secretária Municipal de Saúde), Sabrina Almeida (Gerente Regional de Saúde), Alex Barbosa (Presidente do Conselho de Saúde Municipal), Juranice Alves (Secretária de Ação Social), Ione Félix (Secretária de Finanças) e Natália Fernandes (Coordenadora do 4º Núcleo de Saúde sediado em Cuité-PB).

FALAS

Convidadas autoridades usaram a tribuna para tecerem alguns comentários a respeito do evento.

Prefeita Lusineide Oliveira – Deu boas vindas à todos os presentes e exemplificou a importância da conferência e sua excepcionalidade. Disse, inclusive, que deve haver sempre entendimento entre o usuário e o prestador de serviço, no caso a Secretaria de Saúde, e isso tem sido feito em Sossego e com excepcional atendimento. Encerrou dizendo que todos possam tirar o máximo proveito dessa Conferência.

Alex Barbosa (Presidente do Conselho Municipal de Saúde) – Foi sucinto nas suas palavras. Deu bom dia a todos e desejou uma boa e proveitosa conferência nesta manhã de quarta-feira, em Sossego.

Sabrina Almeida (Gerente Regional de Saúde) – Deus boas vindas à todos e falou sobre o evento, afirmando ser de grande valia para o fortalecimento do atendimento a saúde pública, exemplificando a acolhida do SUS quando requisitado.

HINOS E REGIMENTO

Após as breves falas de abertura dos trabalhos, o mestre de cerimônia convidou a todos para, de pé, cantarem os hinos do Brasil e de Sossego, o que foi feito pelos presentes, bastante aplaudidos ao final das interpretações.

Em seguida a Assistene Social, Juraneide Alves, e a Farmacêutica, Luana Bianca, leram o Regimento da Conferência, deixando os presentes a par das obrigações emanadas do Regimento da 4ª Conferência da Saúde, cujo tema principal foi “Democracia e Saúde”.

PALESTRA

Antes de iniciada a Palestra sobre o tema “Democracia e Saúde”, tendo como palestrante a Coordenadora do 4º Núcleo de Saúde do Estado da Paraíba, Natália Fernandes, a Secretária de Saúde do Município de Sossego, Vanusa da Paz Medeiros, usou da palavra esclarecendo a importância da Conferência, o entendimento entre a gestão municipal de saúde e o SUS, além de explanar publicamente as ações da saúde municipal com vistas aos benefícios prestados a população nos consórcios e atendimentos particulares.

Em seguida a convidada especial, Coordenadora do 4º Núcleo da Saúde do Estado, Natália Fernandes, iniciou a sua fala cumprimentando os presentes e dizendo da satisfação de voltar à sossego em um evento tão importante para a saúde, em especial quando se trata da Democracia e Saúde, tema de alta relevância no âmbito da saúde municipal. Falou das políticas públicas que tratam da saúde nos municípios, dizendo, inclusive, que o Art. 195 da Constituição Federal faz referência a saúde pública “saúde para todos em qualquer tempo”. Finalizou agradecendo a atenção de todos e com a certeza de que a Conferência será extremamente útil na formação de pessoas capacitadas à representar o Município, a Região e o Estado em eventos dessa natureza de caráter nacional.

PROPOSTAS E DELEGADOS

Após a palestra da Coordenadora do 4º Núcleo de Saúde, Natália Fernandes, foram formados os grupos de debates para apresentações de propostas visando conferências regionaais, estaduais e nacionais.

Formados os grupos de debates em dois eixos, discutindo e definindo propostas. Dentro de consenso foram aprovadas 15 propostas à serem apresentadas em futuras Conferências:

PRIMEIRO EIXO

01 – Encorajar reivindicações populares
02 – Divulgar e explicar melhor o SUS e a Conferência à população
03 – Demonstrar a população que o atendimento do SUS é bom
04 – Implementar Kit de primeiros socorros nas escolas
05 – Educação permanente e contínua para os profissionais da saúde e integrantes de Conselhos
06 – Ampliação e melhor investimento do SUS através de consórcios
07 – Defesa e permanência da Lei Intermunicipal
08 – Atenção à Saúde e bem estar da pessoa com deficiência, disponibilizando acesso aos locais públicos.
09 – Criar Lei Federal para garantir a cobertura nacional da obrigação de apresentar o cartão de vacina
10 – Normatizar o uso de psicotrópicos que seja utilizado por pacientes quando acompanhado por equipe multiprofissional.

SEUNDO EIXO

01 – Adequação da Tabela SUS atualizando auxiliares de serviço
02 – Fazer avaliação dos profissionais de saúde pela população
03 – Realizar os PPI a nível estadual
04 – Garantir maior estabilidade no financiamento do SUS para ter mais participação federal no recurso destinado
05 – Empreender a privatização de empresas estatais como petróleo e exploração do pré-sal e destinar lucros e investimentos para o SUS.

Democraticamente foram eleitos (designados) quatro integrantes da Conferência para as funções de delegados e suplentes, representantes de classes do Município de Sossego.

Representantes de Usuários
Roberto Sousa (Titular)
Eduardo Vieira (Suplente)

Representantes de Gestão e Trabalhadores