COVID-19 E A CRISE DA SAÚDE

por GESTÃO MUNICIPAL Publicado em 21/05/2020 às 12:25

A Gestão Municipal tem tomado medidas para que o impacto dessa pandemia não venha prejudica nossa população.

CORONAVÍRUS E A CRISE DE SAÚDE

Em decorrência da disseminação do novo coronavírus, que provocou a pandemia de COVID-19 e a Declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), a coordenação municipal do município de Sossego, vem publicando nota de Recomendações para o trabalho das equipes municipais visando o controle da propagação da doença.

Considerando a Portaria MS nº 356, de 11 de março de 2020 e os Decretos Estadual e Municipal , que recomenda que as equipes municipais, em consonância com os gestores e autoridades sanitárias locais, avaliem a continuidade das visitas domiciliares e atividades grupais desenvolvidas pelo sistema municipal de saúde junto às famílias e comunidades assistidas.

Diante desse cenário foram adquiridos todos os equipamentos de proteção individual desde 18 de março do corrente ano, claro seguindo gradativamente o nosso plano municipal de ações estratégicas.

Diante da necessidade que fez com que nosso município através das Equipes ESF, NASF, Regulação, Academia da Saúde e Vigilância em Saúde juntamente com o Controle Social desenvolvessem um Plano de Contingência para Combate ao COVID 19, fazendo com que os setores vissem que os EPI`s não eram suficientes e fora recomendado a Gestão da Saúde e a Prefeita Lusineide Oliveira Lima Almeida, a aquisição de modo urgente para suprir todos os setores, bem como tomar medidas para apoio a população vulnerável e os grupos de riscos.

Também esclarecemos que o município possue autonomia para decidir pela suspensão das atividades e não sofrerão nenhum prejuízo no valor do incentivo financeiro repassado para a execução de Ações de Combate a essa Pandemia, orientamos que as equipes em articulação com as equipes de Atenção Básica em Saúde, NASF e Vigilância em Saúde, contribuam na orientação aos usuários quanto às medidas de prevenção de contágio e recomenda que sejam reforçados os cuidados preventivos e evitadas reuniões presenciais e eventos. A secretaria também dá orientações para todas as equipes de Saúde, tais como o uso de fontes oficiais de informação, adoção de medidas para evitar exposição desnecessária dos trabalhadores de saúde e medidas preventivas.

- Pulverização e desinfecção de locais públicos

- Aquisição de lavatório para colocar em pontos públicos estratégicos

- Distribuição de EPI`s aos profissionais da saúde

- Apoio aos usuários do SUS

- Distribuição de máscaras descartáveis

- Barreiras Sanitárias

- Divulgação e orientação por meio de redes Sociais e Rádio

- Testes rápidos em Profissionais de Saúde e Usuários suspeitos com síndrome gripal e/ou COVID.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TODAS AS EQUIPES DE SAÚDE E A POPULAÇÃO:

· Usar as fontes oficiais de informação (página do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Plataforma do Telessaúde).

· Orientar as famílias/usuários(as) e as equipes sobre as estratégias adotadas pelo serviço para prevenção da disseminação do coronavírus.

· Sensibilizar os usuários(as) e a equipe para o não compartilhamento de utensílios e materiais de uso individual (celular, caneta, teclados, etc), fazendo a higiene destes com álcool 70% antes e após o uso.

· Os profissionais devem seguir as medidas preventivas, mantendo atenção aos seus cuidados pessoais, fazendo o uso regular e diário dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara de proteção, e estar atento aos procedimentos de higienização das mãos e outros cuidados necessários.

· Trabalhadores sintomáticos respiratórios precisa ser avaliada a necessidade de afastamento do serviço.

· Adotar medidas para evitar exposição desnecessária dos trabalhadores de saúde (rodízio de horário na entrada do serviço para minimizar uso de transporte público em horário de pico, por exemplo).

· De acordo com o comportamento do ciclo do Covid-19 outras medidas poderão ser adotadas.

· A população e os profissionais de saúde devem entrar em contato com a vigilância epidemiológica do município para esclarecimento de dúvidas. Pode ser contatado o Disque Saúde 136 -Ministério da Saúde. Questionamentos podem ser encaminhados para o e-mail smssossego@gmail.com.

Sossego, 21 de maio de 2020

Atenciosamente,