GOVERNO DO ESTADO MANDA PERFURAR 7 POÇOS ARTESIANOS EM SOSSEGO

PREFEITA DE SOSSEGO CONSEGUE JUNTO AO
GOVERNO DO ESTADO PERFURAÇÕES DE SETE
POÇOS ARTESIANOS NA ZONA RURAL

Junto ao Procase, Projeto do Governo do Estado da Paraíba para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú, a Prefeita de Sossego, Lusineide Oliveira, solicitou e foi atendida pelo Governo da Paraíba beneficiando o Município de Sossego com 7 (sete) poços artesianos já em estado de perfurações orientadas pelo setor de geologia do Estado que irão beneficiar comunidades polarizadas pelos sítios Bonsucesso de Cima, Bonsucesso de Baixo, São Miguel, Assentamento São Luiz (2 poços), e Assentamento Zumbi dos Palmares (2 poços).

BONSUCESSO DE CIMA: 28 METROS

A Empresa de Perfurações de Poços Artesianos, RMC Construções Ltda, equipada com dois veículos (máquina perfuratriz e compressor de ar) e os técnicos em perfurações (operadores de máquinas) Francisco das Chagas, Bruno Mendes, Yago Rafael e Marcelo Alves, iniciaram o trabalho pelo sítio Sombrio o qual foi captada água com a profundidade de 28 metros, numa vasão aproximada de 4 mil litros de água p/hora, de qualidade satisfatória, aceitável para o consumo humano. O trabalho, segundo os operadores de máquinas, durou apenas 3 horas de perfuração.

BONSUCESSO DE BAIXO: 32 METROS

No Bonsucesso,, a margem da PB. 167, sítio de Nicássio, o segundo poço foi perfurado com sucesso pela RMC. Foram necessárias a utilização de 8 hastes de 4 metros para chegar até a água e mais 4 hastes e meia para complementação e limpeza do poço. Com 32 metros de profundidade e 2 horas e meia de trabalho, a água jorrou de excelente qualidade numa vasão aproximada de 4 mil e 200 litros p/hora, a priori de excelente qualidade sem nenhum grau de salinidade. A prefeita Lusineide Oliveira viu, pela primeira vez, a água jorrar de um poço artesiano e disse estar feliz, impressionada e agradecida a Deus, primeiramente. Agradeceu, também, ao deputado Buba Germano e ao Governador que nos atendeu determinando esse benefício para o nosso povo (veja vídeo).

OUTRAS PERFURAÇÕES

A equipe técnica da RMC, logo após a perfuração do poço artesiano no Bonsucesso de baixo, se deslocou para a comunidade São Miguel aondeoutro processo de trabalho foi iniciado no sítio de Beija que centralizará o benefício à todos os moradores próximos. Na sequência o trabalho será executado no Assentamento São Luiz com dois poços. O primeiro na gleba do irmão Vicente e, em seguida, na do Sr. Tico. Os dois últimos poços serão perfurados no Assentamento Zumbi dos Palmares, encerrando, assim, a etapa do Procase que beneficiou o Município de Sossego com 7 (sete) poços artesianos.

FELICIDADE QUANDO JORRA ÁGUA

O gol, no futebol, é a alegria de muitos, em especial do autor. No momento em que jorra a água na perfuração de um poço artesiano é contagiante a alegria dos operários, técnicos e operadores da máquinas de perfuração, como também daqueles que olham a pouca distância a água chegar ao solo. A prefeita Lusineide e seu esposo Marcos Antonio, vereador Zezinho de Nalva, secretário Lindomar, diretor Eduardo Vieira e muitos outros curiosos expectadores, curtiram a chegada da água através da haste e martelo, objetos de perfuração, além das máquinas que complementam o conjunto de trabalho. Um momento de real satisfação e agradecimento a Deus.

(Texto/Vídeo/Fotos: Adamastor Chaves)