HOMENAGEM AO NATAL

ALUNOS DA EMEF MANOEL DELMIRO
HOMENAGEARAM O NASCIMENTO DE
JESUS CRISTO NO PRESÉPIO DO NATAL

Belíssimas e justíssimas homenagens foram prestadas por alunos, professores, diretores e funcionários da Secretaria de Educação do Município de Sossego na manhã desta sexta-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo “O Sergimarzão”, no centro da cidade. Familiares, amigos e convidados ocuparam todos os espaços do ginásio aplaudindo as apresentações dos estudantes da EMEF Manoel Delmiro Ferreira.

INÍCIO DAS HOMENAGENS - A professora e Coordenadora Pedagógica, Valdilene Burity, mestre de cerimônia do evento, fez os convites às autoridades para a composição da mesa de honra: Lusineide Oliveira (Prefeita de Sossego), Fabiana de Jesus (Diretora da Escola Delmiro Ferreira), Raquel Meira (Secretária de Educação), Professor Esdras (Representando os demais docentes), Gilmar Oliveira (Representando o secretariado municipal), Daniela Buriti (Diretora da Creche Criança Feliz).

Na sequência de abertura do evento a cerimonialista Valdilene Burity facultou a palavra aos presentes. A primeira a usar da palavra foi Fabiana de Jesus, Diretora da Escola Municipal Manoel Delmiro. “Cumprimento a todos, agradeço o empenho dos alunos, a dedicação dos professores, o incentivo da Secretária Raquel Meira. A colaboração dos funcionários da Educação, e o apoio integral da prefeita Lusineide Oliveira. Obrigado e vamos à nossa festividade de Natal”, disse.

Também usaram da palavra a secretária Raquel Meira: “Bom dia à todos.É prazeroso encerrar o ciclo de estudo de 2018 com uma festa honrando o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que hoje será apresentado em peças teatrais os acontecimentos, onde estaremos celebrando esse importante momento”, disse. O professor Esdras deu boas vindas à todos: “Sejam todos bem vindos e acompanhem atentamente as homenagens que se prestam nesse dia importante para a humanidade”, afirmou.

Encerrando o uso da palavra, a prefeita Lusineide Oliveira agradeceu a presença do grande público e a razão do evento: “Esse momento é o resumo anual de uma parceria entre os alunos, pais, professores, dirigentes escolares e a Prefeitura pela educação de nossos filhos, principalmente pelos pais incentivarem os seus filhos aos estudos, e nós cabendo a responsabilidade de dar esse suporte, essa oportunidade. Parabéns à todos que fazem a educação no Município de Sossego. Isso nos orgulha muito. Nosso desejo de FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO à odos os sosseguenses”, disse a prefeita Lusineide Oliveira.

PEÇAS TEATRAIS E PASTORIL

Armado o Presépio, ponto inicial de todo evento de caráter religioso e bíblico, a primeira apresentação do dia foi a peça relativa ao Nascimento de Cristo com presenças dos Pastores, Três Reis Magos e Anjos levando presentes ao Menino Jesus e dando-lhe boas vindas ao novo mundo. Foi a abertura do ciclo de apresentações teatrais pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, com orientações dos professores da Secretaria de Educação.

A Lição do Presépio foi a primeira peça apresentada sob orientações dos professores Esdras e Lucélia, recebendo calorosos aplausos do grande público presente e, inclusive, emocionando muita gente com a beleza das cenas apresentadas. O coral estudantil, orientados pelas professoras Ivanilda Félix e Márcia, interpretou “Uma Estrela Nasce No Céu”, acompanhada pela violonista Luana.

E foram se seguindo as apresentações das cenas teatrais e dos pastoris. Com manifestação folclórica nordestina o Pastoril, também orientado pelas professoras Ivanilda e Márcia, mostraram as participações do pastoril em festas natalinas na Paraíba, em Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Canções, danças religiosas e profanas à época em estilos variados foram apresentadas ao público presente.

Alunas da professora Thalita apresentaram, em belo estilo próprio, o Pastoril com a música Anjo, Anjo. Outro grupo de Pastoril, orientado pelos professores Rilson e Leila, apresentou a música “Estrela do Norte” e na sequência outra apresentação do Pastoril com a música “Bate o Sino Pequenino Sino de Belém”. Finalizando as apresentações de cenas teatrais e folclóricas, os alunos dos professores Inaldo e Leandro homenagearam a realização do evento interpretando “Porque Eu Te amo”, recebendo aplausos.

No enceramento da manha cultural, onde foram apresentadas cenas teatrais, pastoris e outras homenagens ao Natal, a professora e Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município, também cerimonialista do evento, agradeceu àqueles que honraram com as suas presenças. “Nosso muito obrigado aos estudantes, diretores escolares, secretária de educação, professores, pais, familiares e a prefeita Lusineide Oliveira, que nunca faltou com o apoio irrestrito a educação no Município de Sossego”, concluiu Valdilene Buriti.(Texto, Fotos e Vídeos: Adamastor Chaves)