Notícia

HOMENS COMPARECEM AO EVENTO

por Adamastor Chaves Publicado em 26/11/2014 às 11:01

NOVEMBRO AZUL FOI SUCESSO ENTRE 
OS HOMENS DE SOSSEEGO EM EVENTO 
REALIZADO NA CÂMARA MUNICIPAL

COMO EVITAR, OU TRATAR, A DIABETE E O CÂNCER DE PRÓSTATA FORAM TEMAS PRIORITÁRIOS NO EVENTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SOSSEGO TERÇA-FEIRA, 25.

Foram poucas as cadeiras para o grande número de homens presentes no evento promovido pela Secretaria de Saúde do Município, terça-feira, 25, no Auditório/Plenário da Câmara Municipal de Sossego. Entre adultos, jovens e crianças, aproximadamente 100 pessoas do sexo masculino marcaram presenças e atentamente ouviram os palestrantes que versaram sobre, como evitar ou tratar, a diabete e o câncer de próstata.

O prefeito Carlinhos, do Município de Sossego, esteve presente. Foi um dos primeiros à chegar ao local. \"É um assunto de alta relevância para o conhecimento dos homens, e até para mulheres. A diabete não escolhe sexo, e o câncer de próstata tem feito vítimas incalculáveis entre os homens\", disse o prefeito no encerramento do evento, aconselhando os homens à quebra do preconceito e inibição diante do médico. 

O Dr. Niedson, médico clínico-geral, e a enfermeira chefe, Cândida Mirna, foram os palestrantes do evento com participações elogiáveis pelo conhecimento de causa dos assuntos relativos ao evento. Ao final, após os esclarecimentos devidos, os senhores Gabriel Silva, José O. da Silva, João Alves de Oliveira, Hércules Radan e Cícero Silva, foram sorteados com brindes oferecidos pela SMSS. Em seguida, finalizando o encontro dos homens, foi oferecido lanche para  os presentes.

DIABETE

Dr. Niedson, novo médico clínico-geral do Município de Sossego, foi claro quanto ao perigo que representa a diabete quando não diagnosticada em temo hábil. “As conseqüências são desagradáveis e perigosas quando o paciente não procura o tratamento ideal ao ser diagnosticada a diabete, 1 ou 2”,disse o médico que,inclusive, orientou sobre como evitar a doença e seus sintomas. “O homem deve fazer exercícios, manter boa alimentação, evitar gorduras, sal excessivo, fazer dieta e periodicamente exames médicos”, resumiu o Dr. Niedson.

PRÓSTATA

A enfermeira chefe, Cândida Mirna, deu uma aula sobre o câncer de próstata e suas implicações. Em resumo, disse que esse mal está se alastrando e causando muitas vitimas, principalmente pelo “tabu” criado entre os homens para evitar o exame retal. “Isso tem que acabar. É um exame simples e nem sempre necessário, visto que preliminarmente outros exames é que irão indicar se há necessidade do toque retal.”, disse. E complementou a sua fala enumerando os sintomas que podem indicar problemas na próstata. Quem esteve presente saiu plenamente satisfeito com as explicações, conhecedor dos sintomas, e consciente da obrigação de se prevenir  contra o câncer de próstata.
 
EQUIPE DE APOIO

Todo corpo de enfermeiras das unidades de saúde do Município, agentes de saúde, funcionários da Secretaria e da Câmara Municipal, e voluntários se uniram em prol de uma causa pública em defesa da saúde do homem, e também da mulher como, no caso, a diabete.

Sob o comando da Secretária de Saúde Municipal, Vanuza Medeiros, participaram ativamente do evento o prefeito Carlinhos, Dr. Niedson (médico), Dr. Cícero Brasileiro (dentista), Cândida Mirna e Michele Martins (enfermeiras chefes), Dra. Ravilla Silva (psicóloga), Suzana (agente do trabalho), Zé Careca, Nubia Islândia, Maria José, Jordânia, Alex, Mágno (agentes de saúde), Severino Bernardo, Claudiene Melo, Sancléya, Liliane Reis (funcionários da SSM), Manoel Tavares, Josivam Medeiros e outros.
 
(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)