MUNICÍPIO DE SOSSEGO-PB PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO QUE PREVÊ MONITORAMENTO E COMBATE AO TABAGISMO.

por Juraneide Alves Publicado em 24/10/2019 às 08:26

O Governo do Estado da Paraíba realizou nesta Quarta-feira (23), em João Pessoa, capacitação para profissionais que atuam no Programa Estadual de Controle do Tabagismo e que serão multiplicadores das informações em seus municípios

A Prefeita Lusineide, através da secretaria de Saúde que tem como titular Vanusa da Paz, enviaram para representar o município a Assistente Social e Coordenadora do NASF, Juraneide Alves. "Foi um dia de muito aprendizado e conhecimento que com certeza será colocado em prática nos grupos já existentes do município. disse Juraneide.

“Em Sossego mais de 30 pessoas recebem anualmente o tratamento por meio do programa e cerca de 65% atingem o objetivo”, informa Juraneide. O atendimento é feito por diferentes profissionais e inclui avaliações clínica e psicológica, participação no grupo de apoio e medicamentos.

Para ter acesso ao tratamento gratuito basta ir a unidade de saúde Pedro Vieira.

DADOS – Na abertura da capacitação, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba a médica Enésima da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia, lembrou que 56 doenças estão relacionadas ao vício do tabaco. “O tabagismo é considerado uma pandemia - enfermidade amplamente disseminada - e o Brasil registrou cerca de 132 mil óbitos em um ano apenas, de acordo com o último levantamento”, informou.

Entre as doenças provocadas pelo tabaco, a médica ressaltou o câncer de pulmão. Segundo ela, 90% dos casos da doença acontecem em fumantes ativos, mas os fumantes passivos, aqueles que convivem no mesmo ambiente, também são atingidos.

Além do câncer, o tabaco é conhecido há mais de 100 anos como fator de risco para a tuberculose e para inúmeras doenças crônicas respiratórias. “A fumaça do tabaco apresenta 60 compostos considerados carcinogênicos”, explicou a médica. A prevalência do tabagismo no país está em 11,5 % da população, infelizmente.

PROGRAMA

O programa segue critérios do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é desenvolvido por equipes multiprofissionais de saúde. O eixo principal da abordagem é comportamental, mas a escolha por hábitos saudáveis de vida deve partir do usuário do tabaco. Além disso, pode haver o indicativo de medicamentos, que estão disponíveis na rede, desde que sejam prescritos pela médica Dra. Marina  atuante no programa.

A Dra. Enedina, durante toda capacitação destacou mais uma preocupação, relacionada a cigarros ilícitos e outros produtos que contém nicotina, como o narguile. Segundo ela, uma hora de consumo de narguile equivale a tragar cem cigarros. “Seguimos atentos, levando as informações e orientações e agregando cada vez mais profissionais ao programa antitabagismo” Disse ela.

" Nosso propósito aqui em Sossego é prevenir sobre os riscos da iniciação pelos jovens e evitar que fumantes troquem a chance de parar pela de se manterem dependentes do tabaco”, complementou a Assistente Social Juraneide  Coordenadora  do Programa Municipal  de Controle do Tabagismo no município de Sossego.