POÇOS ARTESIANOS PERFURADOS EM SOSSEGO

DRJ-PMS / POÇOS ARTESIANOS

4 DOS 15 POÇOS ARTESIANOS PERFURADOS
EM SOSSEGO FORAM ENCONTRADOS ÁGUA

A tentativa de abastecer a zona rural de Sossego com água, através de poços artesianos, não foi em vão. A prefeita de Sossego, Lusineide Oliveira, recorreu ao seu suporte político na Paraíba e, junto ao Governador do Estado Ricardo Coutinho, com substancial apoio do Deputado Buba Germano, conseguiu perfurações de 7 (sete) poços na zona rural de Sossego dentro do Projeto Procase que determinou 21 (vinte e um) pontos à serem perfurados, se necessários.

A empresa credenciada em perfurações de poços artesianos, RCM Construções Ltda, responsável pelo trabalho determinado pelo Procase, operou em 15 (quinze) dos 21 (vinte e um) pontos pré-determinados, obtendo sucesso em apenas 4 (quatro), com especial descoberta de água em boa quantidade no poço do sítio Beija, na comunidade São Miguel, com uma vazão de, aproximadamente, 10 (dez) mil litros p/hora. Nos demais a maior vazão chegou aos 4 (quatro) mil litros p/hora.

ÁGUA NO SUB SOLO

Dos 7 (sete) poços à serem perfurados, em apenas 4 (quatro) foram encontrados água no sub solo sosseguense de razoável qualidade, entre salobra e própria para o consumo humano. A empresa responsável pelas perfurações enveredou todos os esforços técnicos para obtenção do êxito no empreendimento. Os pontos perfurados, devidamente indicados pelos geólogos, foram os seguintes:

1º poço/ponto 1 – Comunidade do Sombrio, sítio Manoel Ferreira, encontrada água com 28 metros, numa vazão de 4 mil litros p/hora.

2º poço/ponto 1 – Comunidade Bonsucesso, sítio do Nicasso, encontrada água com 38 metros, numa vazão de 2.500 litros p/hora.

3º poço/ponto 1 – Comunidade São Miguel, sítio do Beija, encontrada água com 18 metros, numa vazão aproximada de 10 mil litros p/hora.

4º poço/pontos 1, 2 e 3 – Assentamento São Luiz, Lote 22 (Irmão Vicente), não foi encontrada água, com perfurações de 50 metros.

5º poço/pontos 1, 2 e 3 – Assentamento São Luiz, lote 28 (Seu Tico), não foi encontrada água com perfurações de 50 metros.

6º poço/ pontos 1 , 2 e 3 – Assentamento Zumbi dos Palmares, sítio Cazuza, no 3º  ponto perfurado foi encontrada água com 50 metros numa vazão de 200 litros p/hora.

7º poço/pontos 1, 2 e 3 – Assentamento Zumbi dos Palmares, sítio de Meira, mesmo tendo sido perfurados com 50 metros. Nenhum vestígio de água nos três pontos perfurados.

AGRADECIMENTO

Embora não tenha atingindo o total objetivo, que era abastecer as comunidades rurais com água nesse momento de dificuldade do produto H2O, a prefeita Lusineide Oliveira se disse agradecida, pois parte das comunidades projetadas foram beneficiadas, mas que a luta por água, através de poços artesianos, vai continuar:

“Mesmo não obtendo êxito total no recente empreendimento em busca de água através de poços artesianos, estou feliz. Parte das comunidades foi atendida, mas nós vamos dar continuidade, pois, para isso, tenho verba disponível do Governo Federal para instalações de mais poços artesianos em nosso Município. Estamos providenciando estudos de solo para não perder o trabalho de perfuração. Agradeço ao Governador do Estado, Ricardo Coutinho, que nos ofereceu as perfurações de 7 poços artesianos, embora apenas 4 tenham apresentado resultados positivos. Os poços serão completos, com infraestrutura para bem atender a população”, disse a prefeita no seu programa semanal nas rádios Sossego FM e Cuité FM.

(Texto/Fotos: Adamastor Chaves)