SOSSEGO NO XXX CONGRESSO DA SAÚDE

por Publicado em 16/06/2014 às 09:51

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOSSEGO PARTICIPOU
DO XXX CONGRESSO DE SAÚDE PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO

A secretária municipal de Saúde de Sossego-PB, Vanusa da Paz Medeiros, participou do XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e XI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, na cidade de Serra, estado do estado do Espírito Santo.

Com o tema “Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e hoje”, o Congresso deste ano aconteceu no município de Serra de 1 a 4 de junho de 2014, no Carapina Centro de Eventos. Além do XXX CONASEMS, local que também foi realizado o XI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência com todos os gestores e secretários municipais, usuários do SUS, trabalhadores e pesquisadores da Saúde.

“O objetivo do encontro foi analisar os desafios de financiamentos do Sistema Único de Saúde”, disse a secretária Vanusa Medeiros.

O Congresso do CONASEMS já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municípios e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira.

Além de promover a troca de experiências, o CONASEMS tem procurado, dentro e fora de seus congressos, a discussão sobre políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios.

Uma das ações da saúde mais discutida e vivenciada por todos os presentes, foi o que diz respeito ao Financiamento e Comunicação do SUS, parte que engloba todo sistema de saúde  brasileira com ofertas aos usuários e conscientizar à todos os presentes da necessidade de se preservar a cultura de paz e não violência na saúde de todos os brasileiros A secretária de Sossego, Vanusa da Paz Medeiros, disse da importância do Congresso e suas vertentes.

“Foram dias de debates estudos e decisões sobre a saúde implantada no Brasil, consequentemente nos Estados e Municípios. O financiamento e Comunicação sobre o SUS prendeu a atenção de todos os congressistas pela importância em oferecer e divulgar o que realmente acontece atualmente com o Sistema Único de Saúde no Brasil. O povo precisa saber mais, ficar mais informado, e tomar conhecimento do direito que tem sobre a oferta de atendimento a saúde pelo SUS. Por fim o Congresso foi muito proveitoso. Aprendi muito, ganhei mais experiência, e tudo será em benefício do povo de Sossego”, finalizou a Secretária Municipal de Saúde de Sossego, Vanusa da Paz Medeiros.

Matéria P/P Adamastor Chaves