Terça Feira 5 de novembro foi realizado à abertura do Novembro Azul....

por Juraneide alves Publicado em 07/11/2019 às 16:55

Prefeitura Municipal de Sossego, por meio da secretaria Municipal de Saúde , iniciou nesta terça-feira (5) as atividades da Campanha Novembro Azul, voltada à promoção e prevenção da saúde masculina. A abertura oficial aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Pedro Vieira na Sede do Municipio , com um grande número de cidadãos Sosseguenses. Contamos também com as ilustres presenças de nossa prefeita Lusineide Oliveira , do nosso vereador presidente da Câmara Municipal Júnior Gomes e claro da nossa secretaria de saúde Vanusa da Paz Medeiros.

Durante a abertura foram ofertados aos usuários atendimentos médicos, de enfermagem, testagem rápida , verificação de pressão arterial, solicitação de exames de rotina como hemograma e PSA, e atendimentos e  Ainda houve Bingos e sorteios de brindes . Contou também com uma Palestra com o médico da unidade Dr. Flávio Crispim, acerca da saúde do homem. Com o tema “"PROMOÇAO E PREVENÇAO EM SAUDE DO HOMEM"., a campanha da SMS, que segue até o final do mês, tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

“A campanha aborda mais uma vez a vulnerabilidade masculina para todas as doenças, trabalhando a necessidade da promoção e prevenção à saúde durante todo o ano.

Esse ano, além das atividades de promoção e prevenção nos serviços da Atenção Básica com ofertas de atendimentos médicos e odontológicos,  orientações em saúde bucal, Nutricional,  solicitação de exames, testagem rápida e palestras sobre a saúde do homem no geral, com foco nas principais causas de adoecimento, a SMS estará disponibilizando durante o mês de novembro OS exames de PSA Total  exames de PSA Livre, além de ampliar a oferta de consultas com urologista para aqueles que necessitarem segundo a requisição do medico da unidade.Terá também o acompanhamento com a equipe de Multiprofissionais do NASF.

Para acesso aos serviços, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição ou encaminhamento.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
A melhor forma de promover um recuo nesses índices ainda é a prevenção. Portanto, anualmente, uma série de ações é realizada de forma pontual e rotineira com o objetivo de incluir na cesta básica masculina o cuidado com a saúde.

Venha conosco e participe durante todo o mês de Novembro , onde teremos uma programação especial pra você Homens Sosseguenses.