SOSSEGO-PB CONTINUA CRESCENDO

por Adamasdtor Chaves Publicado em 12/09/2014 às 09:58

SOSSEGO-PB CONTINUA
UM CANTEIRO DE OBRAS

O município de Sossego-PB há aproximadamente 6 (seis) anos que vive uma transformação demográfica pra melhor. O único prejuízo, que por sinal afeta a economia regional, é a prolongada estiagem e baixos volumes d`água dos açudes, entre eles muitos já estão completamente secos. A pecuária e outras criações também estão passando por momentos difíceis. No entanto demograficamente o município cresceu de maneira a surpreender os próprios sosseguenses e todos os visitantes.

A partir de 2009, com investimentos dos poderes públicos – Estado e União – e vivo interesse progressista do atual Gestor Municipal, Sossego passou a ser visto como um “canteiro de obras” abrangendo todos os setores. A educação é notável no ensino público atingindo metas exigidas pelo IDEB e até suplantando-as até o ano 2021. Na saúde é reconhecido nacionalmente ao ser reconhecido o Prêmio Dr. Carlos Chagas, por estar entre as 50  mais capacitadas Secretarias de Saúde dos Município do Brasil nos quesitos eficiência, atendimento, transparência e aplicação de recursos. O prêmio será recebido no próximo dia 21 na Bahia pela Secretária Vanuza da Paz Medeiros.

Casas populares, calçamentos, barragens (pequenas, médias e de grandes portes), estradas vicinais e em asfalto, escolas, unidades básicas de saúde, transporte escolar, máquinas de gcrdandes portes, cisternas, academia de saúde na praça, ginásio esportivo coberto, creches, colégio, água encanada e tantos outros investimentos caracterizam Sossego-PB como um Município aonde o progresso chegou, se instalou e hoje não está mais no anonimato como outrora. Governos federal, estadual e municipal atuaram juntos nos investimentos. No momento mais de 12 empresas operam no município.

PSF-II NA CIDADE

Até que os três postos de saúde da família – PSF - em construções nos Assentamentos Padre Assis, São Luiz e Santo Antonio estejam aptos ao atendimento público o PSF II, localizado no centro da cidade de Sossego, está em atividades com médicos clínicos geral e obstetrícia, enfermagem, técnicos, assistentes, odontologia, fisioterapia, psicologia,ambulatório médico, enfermaria

PROJETO COOPERAR

Nesta quarta-feira, 17, no Plenário da Câmara Municipal de Sossego, membros do Conselho do Desenvolvimento Sustentável de Sossego vão estar reunidos com representantes do Cooperar para tratar de assuntos relativos às ofertas do Cooperar para a comunidade agrícola do município. A reunião terá início impreterivelmente às 9 horas, segundo Eduardo Vieira, membro do Conselho e diretor de agricultura municipal.

CAPACITAÇÃO

No próximo dia 19 do mês em curso os representantes, conselheiros dos dez (10) municípios da Região do Curimataú ligados ao MDA, estarão reunidos no Plenário da Câmara Municipal de Nova Palmeira estando em pauta para discussão o Garantia Safra para o biênio 2104/2015. A reunião dos conselheiros tem inicio previsto para 9 horas e estão garantidas as presenças de Ranifábio e Ivanilza Macedo, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confirmaram presenças os municípios de  Sossego, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Damião, Cuité, Nova Floresta, Picui, Frei Martinho, Nova Palmeira, Baraúna.

TIRANDO DÚVIDAS SOBRE O IDEB

Infelizmente ainda tem gente que não se preocupa em saber a verdade, vai na onda do pessimismo e as vezes “entra na contra-mão da verdade” com informações imprecisas, inverídicas e desconcentradas com requinte de maldade ou desconhecimento de causa. Para quem não sabe, ou não quer saber, cito alguns exemplos numéricos referentes a Rede Municipal de Ensino de Sossego nos anos 2007, 2009, 2011 e 2013.

Atentem para os números e vejam que o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - informa notas de dois em dois anos, comparando, inclusive, com as metas projetadas. Assim a nota referente 2006/2007 só é conhecida em 2008, sucessivamente. Para conhecimento da nota do IDEB referente a Rede Municipal Ensino de Sossego no período 2012/2013 está registrada no Boletim Informativo do IDEB do dia 14 de agosto de 2014, o qual está exposto abaixo por período e notas, como também as diferenças relativas as metas projetadas.

2006/2007 – Nota 2.6, meta projetada 2.2 = 0.4 acima da meta.
2008/2009 – Nota 3.1, meta projetada 2.5 = 0.6 acima da meta.
2010/2011 – Nota 4.6, meta projetada 2.9 = 1.7 acima da meta.
2012/2013 – Nota 4.7, meta projetada 3.2 = 1.5 acima da meta.

OBS: A nota alcançada no período 2012/2013, de 4.7, está acima das metas projetadas pelo IDEB para 2015 (3.5), 2017 (3.8), 2019 (4.1) e 2021 (4.4), fato que coloca o ensino público municipal do município em posição de vanguarda, não existindo dúvidas quanto a eficiência do ensino público promovido pela Secretaria de Educação de Cultura do Município de Sossego-PB

RODOVIA PB. 167

A rodovia estadual PB. 167, que liga o trevo da BR. 104 a cidade de Sossego, numa distância de 20 km, está com sua construção bastante avançada com terraplanagem praticamente pronta, mais de 5 km devidamente asfaltados, restando apenas o início da construção da barragem no rio Bonsucesso que, segundo prefeito Carlinhos, “o DER já está com o Projeto pronto, reconhecido. Agora cabe a construtora Light, responsável pela obra, dar início a fundação e construção da Barragem do Bonsucesso”. Com mais de 5 km totalmente asfaltado os veículos já trafegam normalmente pelo trecho entre a BR. 104 e o Sítio Algodão.

(Matérias P/P Adamastor Chaves)